O Palmeiras se classificou para a semifinal da Libertadores 2023 ao empatar em 0 a 0 com o Deportivo Pereira e se tornou o clube brasileiro com mais semifinais na história da competição continental, com 11 participações entre os quatro melhores da América.
De quebra, Abel Ferreira chegou à sua quarta semifinal de Libertadores consecutiva e fez o Verdão alcançar um recorde que somente o Santos do Pelé havia conquistado, ainda nos anos 60.
Se comparar a história do Verdão na Libertadores com a do seu maior rival, o abismo que separa os dois está aumentando cada vez mais, tanto que Abel já tem o dobro de semifinais do Corinthians em toda sua história no campeonato mais importante do nosso calendário.
Com 132 vitórias na Libertadores, o Palmeiras tem quase o número de triunfos na competição do que o Corinthians tem em jogos (138).
Lembrando que das duas semifinais que o Corinthians fez em Libertadores, em uma delas o próprio Palmeiras acabou eliminando o rival de Itaquera, na edição de 2000. Um ano antes, o Verdão tirou o maior rival nas quartas e também não deu chance deles chegarem entre os quatro melhores do continente.
Na semifinal da Sulamericana muito por ter caído na fase de grupos da atual Libertadores, o Corinthians vê o seu histórico inimigo subir cada vez mais a sua tradição em Libertadores, e isso é um fato que incomoda cada vez mais os corinthianos.
Palmeiras e Corinthians se enfrentam em Itaquera neste domingo (3), pelo Brasileirão, e o Verdão defende um longo tabu diante do maior rival. Nos últimos dez Dérbis, o Corinthians só venceu um e Abel Ferreira só perdeu essa única vez para o rival, ainda pelo Brasileirão de 2021.