Neste sábado, dia 4, as unidades de saúde vão funcionar para a mobilização do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários que devem receber a vacina.
Fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas , indígenas , professores, idosos , população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
Em todo estado já foram vacinadas 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. Em Foz do Iguaçu a meta é vacinar 90% da população (68170 pessoas) dos grupos elegíveis para a vacinação. A maior população é de crianças até 5 anos com 21.782, seguida de idosos com 20.321. Até o final de abril, o grupo com menor percentual imunizado foi de crianças, apenas 28%.
A vacinação integra mobilização nacional para reduzir a mortalidade, as complicações e a internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em 2018, foram 11 mortes por influenza registradas no município, e este ano, duas mortes já foram contabilizadas. Este ano já foram registrados 10 casos de influenza com circulação do H1n1, H3N2 e B.
A campanha é prioritária para vacinação contra a gripe, mas quem buscar as unidades poderá atualizar a carteirinha. Documento pessoal também deverá ser apresentado.
Cuidados
Além da vacina, medidas preventivas contra a gripe são recomendáveis, tais como: higienizar as mãos principalmente depois de tossir ou espirrar; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas como corrimão, bancos, maçanetas, e manter hábitos de alimentação saudável, com ingestão de líquidos.
Comunicação Prefeitura de Foz do Iguaçu