Análise: zona de rebaixamento volta a ser preocupação do São Paulo após péssima atuação

A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro só termina na noite desta quinta-feira, mas já dá para dizer que para o São Paulo foi uma das piores possíveis. Todos os resultados que poderiam reaproximar o time da zona de rebaixamento se concretizaram.

A começar, claro, pela própria derrota do Tricolor, que teve uma péssima atuação diante do Goiás. O placar de 2 a 0 poderia ter sido ainda maior se não fossem a trave e algumas tomadas de decisões erradas do adversário.

A derrota fora de casa poderia até ser considerada “normal”, mas se tornou preocupante pelos demais resultados da rodada. Vasco, Bahia, Cuiabá e o próprio Goiás, que estavam abaixo do São Paulo na tabela, venceram seus jogos e fizeram com que a zona de rebaixamento ficasse mais próxima do Tricolor.

Com 35 pontos, o time comandado por Dorival Júnior agora só tem cinco de distância para o Z-4 e perdeu uma posição para o Cuiabá – é o 11º colocado. A situação pode ficar mais alarmante caso Santos (30 pontos), Corinthians e Cruzeiro (31 pontos) vençam seus jogos nesta quinta-feira.

A cor do sinal para o São Paulo, por enquanto, é a amarela. Ainda não há motivo para desespero, muito por conta do desempenho que a equipe tem dentro de casa. Mas é preciso se preocupar, sim.

Se como visitante do São Paulo tem o segundo pior aproveitamento, com seis empates e nenhuma vitória, ficando à frente apenas do América-MG, no Morumbi o time tem o quarto melhor desempenho, fazendo valer a força da torcida.

E essa regularidade terá que aparecer no próximo sábado, às 18h30, diante do Grêmio. Caso haja um tropeço, aí sim o sinal amarelo pode começar a ficar avermelhado. Ainda mais porque depois de encarar o time gaúcho, o Tricolor terá pela frente Palmeiras e Athletico-PR – ambos fora de casa.

Nas últimas semanas, claro, o Tricolor tinha mesmo que fazer toda a festa pelo título inédito da Copa do Brasil. Mas agora acabou. É momento de virar totalmente a chave e não pensar que o ano acabou.

O Brasileirão é traiçoeiro.

O planejamento da diretoria e da comissão técnica para 2024 já começou, mas é preciso primeiro dar um fim em toda e qualquer possibilidade de queda para que o plano não tenha que ter sua rota alterada de uma forma brusca e indesejada.

Globo Esporte

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.