O Flamengo, com autoridade de um dos principais favoritos ao título, não deve ter dificuldade para superar nas quartas de final o Olímpia, que, de forma surpreendente, eliminou o Internacional na noite dessa quinta-feira (22).
O Atlético-MG despachou o Boca Juniors nas oitavas e terá pela frente agora mais um grande clube argentino, o River Plate. Se repetir a façanha, estará na semifinal.
O Fluminense pode ser o outro representante do País. Primeiro, tem que consolidar sua passagem às quartas, no jogo que disputará com o Cerro Porteño, em 3 de agosto, no Rio. No Paraguai, venceu por 2 a 0. Aí, na sequência, precisaria superar o Barcelona de Guayaquil.
Dos cinco brasileiros que avançaram até as quartas de final, somente o Fluminense não tem ainda um título da Libertadores. Chegou perto e bateu na trave em 2008, quando ficou com o vice, perdendo a taça para a LDU, do Equador.
O São Paulo, deles, é o que coleciona mais conquistas de Libertadores: são três (1992, 1993 e 2005). Depois, empatados, vêm Palmeiras (1999 e 2020) e Flamengo (1981 e 2019). O Atlético-MG ganhou apenas uma vez, em 2013.