A Marinha do Brasil vem envidando esforços para aumentar sua capacidade de patrulhamento na região de fronteira. Foram designadas para a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) embarcações apropriadas às características do local, Lancha de Operações Ribeirinhas, dotadas de armamento específico e faz-se necessária instrução para o seu melhor emprego.
Desta forma, a CFRP realizará, no próximo sábado, 22 de outubro, exercícios para integração deste material, embarcação e armamento, a fim de preparar seus militares à contraposição aos delitos transfronteiriços existentes na região.
A CFRP utilizará as lanchas 888 Raptor “Poraque” e Lancha de Operações Ribeirinhas (LopRib) São Félix do Araguaia. A LopRib São Félix do Araguaia foi projetada especialmente para manobras em águas interiores e diferencia-se por elevada capacidade de manobra neste ambiente.
Com capacidade para transportar até 20 pessoas, a embarcação possui proteção balística e é dotada de grande resistência estrutural, equilíbrio e estabilidade estática. Já a Poraquê é uma embarcação multimissão de alta velocidade, blindada, antichamas, com casco resistente a impactos, e projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos.
As embarcações operarão com metralhadoras MAG .30 (calibre 7,62mm) e MTR .50 Browning (calibre 12,7mm).
Serviço:
Capitania Fluvial do Rio Paraná:
– fundada em 20 de novembro de 1940
– 144 municípios em sua área de jurisdição
– subordinada ao Comando do 8o
Distrito Naval
– Localização: rua Barão do Rio Branco, 170 – centro. Foz do Iguaçu-PR
Contato:
Assessoria de Imprensa
Capitania Fluvial do Rio Paraná
Email: muniz.almeida@marinha.mil.br
Assessoria