O Carnaval da Saudade, realizado neste domingo (23) na Rua Marechal Deodoro, atraiu milhares de pessoas ao longo de 7 horas de folia. Os primeiros foliões chegaram ao local pouco antes da festa começar, e integraram os blocos, reunidos nas imediações da rua.
De acordo com a organização, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo evento ao longo do dia, até às 22 horas quando a festa foi encerrada. O controle para entrada de foliões foi intensificado este ano, com três portarias e segurança realizada com apoio da Guarda Municipal, brigadistas, bombeiros e segurança privada. “A fiscalização foi mais intensa tanto para a entrada de menores, quanto para entrada de artefatos de vidro, como garrafas e recipientes. Tudo de acordo com o que recebemos de orientação da Vara da Infância e da Juventude, por meio da portaria 002/2020, para que todos pudessem aproveitar a festa da melhor forma possível”, disse o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
Com a grande circulação de pessoas no espaço – que sofreu alteração este ano – as forças de segurança orientaram o fechamento das portarias durante um período para evitar acidentes. A orientação continua em vigor para o próximo encontro, na terça-feira (25).
Foliões
A espera para ingressar na festa não foi demorada. A auxiliar de escritório, Viviane Saburido, foi ao carnaval de rua com o esposo e o filho de 4 anos. “Achei esse ano mais tranquilo, a entrada foi rápida, e acho importante ter esse cuidado, porque todo mundo fica mais tranquilo”, disse.
O grupo de vizinhos que frequenta a festa todos os anos, também reafirmou a necessidade do controle para ingresso no carnaval. “Todo ano frequentamos, somos em 10 ou mais pessoas. É importante que cada um faça a sua parte para que todos se divirtam”, comentou a Jéssica Cristina Pereira.
A adolescente Kayla Stefani Valensuela, de 14 anos veio acompanhada dos familiares. “Essa é a primeira vez que venho e gostei muito. Acho que os mais novos precisam sim estar acompanhados, acho justo”.
Na entrada, pais puderam receber pulseirinhas de identificação para seus filhos. “Primeira vez que estamos no carnaval, logo vim atrás da pulseirinha assim que entramos”, comentou a enfermeira Glaucia Ramalho, acompanhada dos filhos de 8 e 5 anos.
Concurso
Durante a festa dezenas de crianças e adolescentes se inscreveram para o concurso de fantasias. Os jurados avaliaram a originalidade e desenvoltura de cada candidato/a na passarela montada em frente ao palco. Na categoria infantil, as premiadas foram: Manuela de Souza , 6 anos, com a fantasia Mulher Maravilha; em segundo lugar, Luiza Romito, 6, de bailarina e em terceiro, Gabriele Couto Proença, 4 anos, de sereia.
Na categoria Infanto-Juvenil, Sabrina Brizola caprichou na fantasia de Carmen Miranda e recebeu as maiores notas. Valentina de Macedo, de Malévola ficou com a segunda colocação, e o terceiro lugar com a criatividade de Heloisa Nishioka, vestida de planeta terra. A entrega da premiação foi realizada por membros do juri e pelo vice-prefeito, Nilton Bobato.
O Carnafalls 2020 é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo, Industria, Comercio e Projetos Estratégicos. São parceiros do Carnafalls o Foztrans, a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar.
Programação
A festa volta a acontecer na avenida nesta terça-feira, a partir das 15 horas, com a animação do DJ Yuri, Babel e Bandas Moment Show e Muvuca. A folia ainda contará com a realização dos concursos dos blocos e folião/ã mais animado/a. A Canja do Galo Inácio será servida a partir das 17h30.
Nesta segunda-feira a programação do Carnafalls acontece em três diferentes localidades; a tarde, a partir das 15h, a banda Ultravioleta anima o carnaval no Centro de Convivência do Idoso. Nas praças 7 de Setembro (Morumbi) e da Bíblia (Campus do Iguaçu), a programação inicia às 19h.
Fotos: Jeferson Hwang