A estiagem que atinge o Paraná mudou o cenário das Cataratas do Iguaçu. Além disso, as restrições impostas devido ao coronavírus deixa o local praticamente deserto, algo inimaginável há poucos meses atrás para um sábado de sol. No entanto, a beleza das quedas se mantém intocável, apesar do visual totalmente diferente.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) o estado vive atualmente a pior estiagem dos últimos 23 anos. Desde que o Simepar começou a monitorar as condições do tempo, em 1997, nunca choveu tão pouco no Paraná.
A baixa precipitação já dura 11 meses, estando muito abaixo da média histórica desde junho do ano passado em 9 das maiores cidades paranaenses. Houve uma redução média de 33%no volume de chuvas no conjunto de municípios formado por Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama e Guaratuba.
O agravamento da estiagem fez o Governo do Estado a decretar situação de emergência hídrica por 180 dias. O decreto foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (07). A medida busca agilizar processos e evitar que a população possa ficar sem água por um longo período.
A reportagem da Rádio Cultura esteve no Parque Nacional do Iguaçu onde registrou imagens das Cataratas.
Radio Cultura