O Paraná está em alerta laranja para chuvas intensas nesta quarta-feira (13). Além do volume alto de chuva, o estado pode ser atingido por rajadas de vento de até 100 km/h, que podem provocar estragos em algumas áreas.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume acumulado de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. As fortes chuvas podem provocar estragos, como alagamentos, queda de árvores, corte de energia elétrica e além disso, devem vir acompanhadas de fortes descargas elétricas.
Segundo o Inmet, a força dos ventos podem variar de 60 km/h e chegar até a marca dos 100 km/h, dependendo da região.
Veja quais regiões estão em risco de chuvas intensas no Paraná
Conforme o aviso do instituto, as regiões mais afetadas serão: Metropolitana de Curitiba, Centro-Oriental e o Norte Pioneiro do Paraná. O alerta laranja de chuvas intensas vale também para parte do interior de São Paulo (Veja no mapa abaixo).
Municípios em risco de chuvas intensas:
Estão na lista do Inmet para risco de chuvas fortes com rajadas de ventos os seguintes municípios do Paraná: Almirante Tamandaré, Antonina, Arapoti, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Com início chuvoso, novembro ainda promete ondas de calor no Paraná
O mês de novembro começou da maneira como outubro se despediu: chuvoso e com alertas para temporais espalhados pelo estado. Mesmo assim, os meteorologistas ainda preveem sequência de dias ensolarados, com direito a ondas de calor sendo registradas na segunda quinzena, em cidades no norte, noroeste e oeste do Paraná.
RIC MAIS