A Unidade Básica de Saúde do Três Bandeiras conta agora com um espaço especial para as crianças. Com muitas cores, brinquedos, livros e lápis de cor, o cantinho proporciona momentos de descontração para os pequenos, especialmente enquanto aguardam pela consulta ou vacinação.
O espaço foi montado pelas médicas residentes e ganhou o apoio de todos os servidores da UBS. “A ideia surgiu através de levantamentos do diagnóstico situacional, um trabalho muito importante que apura os problemas, riscos e também ouve as demandas e sugestões da população”, explicou a gerente da unidade, Márcia Batista da Silva.
“A brinquedoteca já mudou a rotina do posto. Está muito legal. Antes as crianças ficavam agitadas, principalmente diante da consulta com dentista ou para vacinar. Agora, elas podem brincar e desenhar e nem percebem o tempo passar, acrescentou a gerente.
Para a dentista Ane Carla Vienze, o espaço acalma as crianças, que muitas vezes estão ansiosas para a consulta. “As pessoas já vêm até a unidade com algum problema, estão ansiosas, principalmente as crianças, elas entravam chorando. A brinquedoteca acalma a criança e ameniza o momento de dor. Elas se distraem, e os pais também, isso melhora o atendimento tanto do usuário quanto do paciente”, explicou.
A ação integra a política de humanização no atendimento aos usuários do SUS. “Proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado permeia todas as ações da gestão. Cuidar do servidor para que ele cuide do usuário é fundamental. A saúde pública deve transmitir uma sensação de bem-estar e cuidado”, garantiu a diretora de atenção básica, Adriana Izuka.
Comunicação da Prefeitura de Foz Do Iguaçu