O Projeto Onças do Iguaçu registrou dois novos filhotes de onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu. Eles têm cerca de 8 meses de idade, e ainda não foi possível identificar o sexo. Ainda não sabemos quem é a mãe das oncinhas.
Nessa idade os filhotes ainda estão com a mãe, da qual se separam geralmente por volta de dois anos de idade.
Os filhotinhos estão fortes e aparentemente saudáveis. Como sempre, não será divulgada a localização do registro para segurança dos filhotes.
O projeto aumentou o número de armadilhas fotográficas na região onde eles foram avistados, para tentar novos registros, identificar a mãe e também monitorar as novas oncinhas.
A onça-pintada é um predador de topo de cadeia e uma espécie que tem grandes requerimentos de hábitat, portanto é uma indicadora da qualidade dos ambientes onde vive.
O Parque Nacional do Iguaçu é um refúgio para as onças-pintadas e uma das áreas mais importantes para sua sobrevivência no bioma.
A chegada de duas novas oncinhas é uma alegria e mais uma esperança para a conservação da espécie, e sinaliza ainda mais a importância de mantermos a integridade desse parque que as acolhe. Vida longa às novas oncinhas.
Assessoria do Parque Nacional