A eleição de 2022 parece estar longe, mas já bate à porta. Nos bastidores, deputados estaduais e federais paranaenses estão preocupados com a montagem das chapas, caso as coligações – união de vários partidos – para o Poder Legislativo continuem proibidas. Nesse caso, as siglas terão que disputar “sozinhas” vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, aumentando a competitividade entre os parlamentares. A expectativa é de que haja um troca-troca movimentado de partidos entre os deputados, de olho em garantir a reeleição. A eleição municipal de 2020 serviu de lição para muitas legendas. O pleito do ano passado foi o primeiro sem as famosas coligações na disputa proporcional para vagas no Legislativo. Esse “sistema” é usado para fazer uma aliança de partidos grandes com pequenos. Entre as vantagens está a de que, quanto maior a coligação, maior é o tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
Além disso, na eleição com coligação proporcional, eram computados os votos dados aos partidos e candidatos, aumentando as chances de a coligação obter maior número de cadeiras no Legislativo. Como consequência, é comum existirem nesse sistema os “puxadores de votos”, candidatos que têm votações altas e acabam ajudando outros a se elegerem, por estarem na mesma coligação. SITUAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU – PRÉ CANDIDATOS. Foz do Iguaçu possui dois Deputados Federais – Giacobo e Vermelho. E tem um Deputado Estadual, SD Fruet. Os partidos de maior expressão já estão se movimentando na cidade para lançar seus candidatos. Giacoco deve ir a reeleição para Federal pelo PL com apoio de Chico Brasileiro que vai lançar a sua esposa Rosa para Deputada Estadual, corre por fora nessa disputa o vereador Ney Patrício que pretende sair a Estadual. O Deputado Vermelho deve concorrer novamente a Federal pelo PSD, diz ter o apoio de Paulo Macdonald, mas nossa fonte informou que é dada como certo que Sidnei Prestes está deixando o Republicanos para ingressar no Podemos de Paulo Macdonald e sair a Deputado Federal com o apoio deste. Macdonald estaria interessado em ter Prestes como seu vice em 2024.
Nossa fonte ainda nos revelou que Matheus Veloso, filho do Deputado Vermelho vai sair a Deputado Estadual, porém vai mudar seu domicílio eleitoral para a cidade Umuarama trocando também de legenda, deixando o DEM para ingressar no PSD. O SD Fruet do PROS vai tentar a reeleição a Deputado Estadual. A ideia de Fruet, segundo nossa fonte, era ele sair a Federal e colocar Tatiana Fruet que foi candidata a prefeita para Deputada Estadual, porém a baixa votação de Tatiana na eleição de 2020 fez com que os planos mudassem.
O Podemos ainda deve lançar o Cabo Cassol a Estadual para dobrar com Sidnei Prestes a Federal. Outro que deve disputar a Federal é Ranieri porém deve mudar de partido, deve ir para o mesmo partido de Bolsonaro. Já no Progressista Bibiana Orsi deve fazer dobrada com Alex Meyer. Ela Federal e ele Estadual. Outros partidos também ventilam lançar candidatos como o DEM que tem o vereador João Morales como pretenso candidato.
Foz Notícias