Vencer o Atlético-MG, com uma bela virada, seria motivo de dias tranquilos para qualquer clube. Mas no Flamengo é diferente. Historicamente, os flamenguistas costumam dizer que o próprio clube cria as suas crises. E foi o que aconteceu.
A agressão do preparador físico Pablo Fernández ao atacante Pedro no vestiário do Rubro-Negro foi parar na Polícia, com o jogador registrando um Boletim de Ocorrência (BO). A situação deixa exposto o clima pesado vivido pelo elenco nos últimos meses.
Pedro relatou que a agressão física foi parte da agressão psicológica que vinha recebendo. Isso deixa visível a má relação de parte dos jogadores com o técnico Jorge Sampaoli e com sua comissão técnica.
Por outro lado, a origem do problema da noite de sábado, na Arena Independência, foi a recusa de Pedro de se aquecer quando ainda faltava uma substituição para o Flamengo. Ele teria se recusado a se juntar ao grupo de reservas que estava atrás do gol. Isso teria irritado o preparador físico, que passou dos limites na tomada de satisfação.
No meio desse cenário, e da confusão, Sampaoli se posicionou. Mas de um jeito mal recebido pelo elenco, pois não criticou o preparador físico: “Não acredito na violência como solução. Isso não nos leva a lugar nenhum. Nem na vida, nem no futebol. A história me mostrou que a única solução é a conversa. Não tenho dormido pensando em como ajudar Pedro e Pablo. Sei que vocês dois tiveram uma noite horrível. E que, aconteça o que acontecer, temos a obrigação de nos cuidar.Para nos mudar Para unir. Para ser melhor. E colocar o Flamengo no topo”.
E com este ambiente que o Flamengo inicia a semana. E tendo que tomar decisões, além da já consumada demissão do preparador, que já pediu desculpas públicas. Vai demitir Jorge Sampaoli e comprometer o segundo semestre, já que ele teve papel decisivo em algumas contratações? Vai fingir que não viu a indisciplina de Pedro e apenas punir a comissão técnica? Vai punir Pedro e desagradar o elenco?
E com estas questões e com o caldeirão pegando fogo que o elenco vai se reapresentar nesta segunda-feira, iniciando a preparação para o importante confronto de quinta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Olimpia do Paraguai, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela rodada de ida das oitavas de final da Libertadores.
Gazeta Esportiva