A Guarda Municipal e o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) realizaram nesta quarta-feira (10) uma blitz educativa e de fiscalização voltada aos motociclistas, as principais vítimas de acidentes de trânsito no município.
A ação, que integra a Campanha Maio Amarelo, aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (7h30 às 8h30), na altura do viaduto da avenida JK. Ao todo, 239 motociclistas foram abordados e receberam orientações sobre a segurança no trânsito; 52 multas (autos de infração) foram emitidas e 18 veículos foram recolhidos por irregularidades, como falta de habilitação/documentação do veículo e mal estado de conservação.
Coordenador de trânsito da Guarda Municipal e coordenador do Programa Vida do Trânsito (PVT), Gerson Rodrigues Vieira explica que a campanha deste ano terá como foco a prevenção de acidentes entre os motociclistas. “Embora o maior número de acidentes de trânsito envolva os motoristas de automóveis, as principais vítimas de acidentes são os motociclistas, especialmente os homens na faixa etária dos 18 aos 40 anos”, explica.
Em 2022, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck atendeu 1.103 vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria motociclistas (53%). No Brasil, de acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 60% dos atendimentos em acidentes de trânsito envolvem os motociclistas, que chegam a ficar hospitalizados por até seis meses.
“Em Foz do Iguaçu, reduzimos em 62% o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais nos últimos dez anos. Percebemos, no entanto, um aumento nos acidentes envolvendo motociclistas, o que tem nos preocupado muito”, afirma.
Campanha
O Maio Amarelo foi lançado no dia 3 e seguirá ao longo do mês com 45 atividades educativas e de fiscalização, como palestras em escolas, realização de testes rápidos e orientações aos motoristas e motociclistas no Porto Seco, Posto Gasparin, Ponte da Amizade e no TTU (Terminal de Transporte Urbano), blitz educativas em diversas ruas e avenidas da cidade, orientações sobre travessia segura na passarela da BR 277 e ações de sensibilização em pontos com grande concentração de pessoas, como a Feirinha da Jk.
As ações são coordenadas pelo Poder Público e a sociedade civil. A programação completa está disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1gbvc6SABQfVEsMZcWtmLnn2lP8xIKYdD/view.
Assessoria
Em vez deles cuidar das pessoas que rouba eles tão tirando o único pão do dia a dia de todos. Sabendo que muitos não pode comprar veículo descente ou ter uma carteira que é um absurdo. Dá de graça agente vai fazer ou parem de dar multa por qualquer coisa aí vamos andar correto, agora se vai levar leva o Brasil todo até os carro da polícia e do Detran tem dívidas e deve mais que outros isso eles não olha