Funcionários do transporte público de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, paralisaram os serviços nesta quarta-feira (5). Os ônibus ficaram concentrados no Terminal de Transporte Urbano (TTU) das 8h às 10h30.
Os trabalhadores reclamam do não pagamento de alguns direitos trabalhistas devidos pela Gato Branco, uma das empresas que fazia parte consórcio responsável pela concessão do transporte coletivo na cidade e que estava sob intervenção municipal.
Mesmo após o fim da paralisação, alguns trabalhadores permaneceram reunidos em protesto no TTU.
Outro lado
Em nota, o advogado Maurício Amato, que representa a Gato Branco, disse que a empresa foi alvo de intervenção, encerrando as atividades em novembro, e que o “Consórcio Sorriso se apoderou das linhas e faturamento, e por isso é naturalmente sucessor de todas as obrigações”, inclusive do pagamento dos direitos dos trabalhadores, que devem ser realocados.
O Consórcio Sorriso explicou que as linhas de ônibus pertencem ao grupo e são operadas pelas empresas que o constitui e que está colocando em dia os salários atrasados, “dando prioridade na seleção e contratação destes funcionários para que continuem trabalhando nas empresas que integram o grupo”.
Fonte: G1
Fotos: Vanderlei Marcolino