Na tarde desta terça-feira, 13 de setembro de 2022, por volta das 12h30 minutos, os investigadores do GDE (Grupo de Diligências Especiais) de Foz do Iguaçu, estavam investigando a um furto que ocorreu alguns dias atrás, no Conselho Tutelar, quando a equipe policial realizava Diligências pela comunidade conhecida como “Favela do Monsenhor Guilherme”, pois estava com uma viatura descaracterizada, nisso um indivíduo parou na viatura e ofereceu droga para o Homem do Chapéu, como ele não reconheceu os policiais, foi pedido para que os policiais esperassem no campinho até ele ir buscar a droga.
Quando o mesmo saiu os policiais o seguiram, onde foi avistado que o mesmo se encontrou com outro indivíduo que passou a droga. Foi neste momento que este segundo indivíduo reconheceu os policiais e gritou # Polícia, Polícia#, nisso uma terceira pessoa jogou um pacote de cor azul em uma lixeira.
Todos foram abordados, pedido apoio a outros Investigadores e da Polícia Militar para encaminhar os presos para a delegacia.
Com os indivíduos foram localizados 15 buchas de maconha, uma bucha de cocaína, dinheiro e fio de cobre de ar condicionado.
Os indivíduos receberam voz de prisão e identificados sendo, Dione de Oliveira Souza, Ailton Rocha Aguiar Santos e Maria Aparecida Carneiro, todos encaminhados para a delegacia da 6ª SDP, onde foram tomadas as providências cabíveis. Também foram conduzidos dois usuários de drogas para ser lavrado o termo circunstanciado.