A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta aos pais e responsáveis para que levem seus filhos de 5 a 11 anos até uma das cinco unidades de saúde de referência para aplicação da dose de reforço (também chamada de terceira dose) contra a Covid-19.
De acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI) desde que a dose foi autorizada pelo Ministério da Saúde, em janeiro deste ano, apenas 418 crianças foram imunizadas. Faltam completar o esquema vacinal 12.248 crianças nesta faixa etária.
Nesta semana o município recebeu 1.850 doses da Pfizer Pediátrica que já estão disponíveis nas unidades de saúde do Jardim São Paulo, Vila Yolanda, Sol de Maio, Profilurb II e Vila C Nova.
O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a aplicação deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer Pediátrica após um intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose (D2). Anteriormente, essa dose era autorizada apenas para os adultos e adolescentes.
Primeira dose
Outro dado preocupante é que 8.903 crianças de 5 a 11 anos ainda não receberam a primeira dose contra a Covid-19. A recomendação é que as famílias busquem as cinco unidades de referência para iniciar o esquema vacinal. Não há necessidade de agendamento.
“O avanço da vacinação contra a covid-19 permitiu a redução considerável de casos graves e óbitos pela doença. A vacina é comprovadamente eficaz e segura, por isso a importância de buscar a unidade de saúde e garantir a imunização”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka. Até o momento, receberam a primeira dose 17.315 crianças e 12.666 a segunda dose.
Assessoria