Sim, fumar narguilé faz mal à saúde. A ideia de que o narguilé não faz mal porque inala-se vapor ao invés de fumaça não é verdadeira. Durante uma sessão de uma hora de narguilé, a quantidade de fumaça inalada equivale a fumar entre 100 e 200 cigarros.
Isso porque, ao fumar narguilé, a pessoa fica exposta por muito mais tempo à fumaça do tabaco, uma vez que o tempo de duração de um cigarro é de alguns minutos.
Portanto, assim como o cigarro, o narguilé traz diversos malefícios para a saúde, pois reduz a capacidade respiratória, aumenta o risco de câncer de pulmão, insuficiência respiratória aguda (nos casos mais graves), doenças cardiovasculares (infarto, acidente vascular cerebral), câncer de boca e bexiga, além da dependência química.
Outros males que o uso de narguilé pode trazer para a saúde incluem envelhecimento precoce e falta de fôlego ao realizar esforços físicos.
Ouvi dizer que o narguilé não faz tanto mal à saúde. É verdade?
Uma das justificativas de que o narguilé não faz tanto mal à saúde é de que a água filtra uma parte da nicotina, diminuindo a sua concentração na fumaça. Contudo, com menos nicotina, a pessoa acaba por inalar mais fumaça para que os níveis de nicotina possam ser capazes de saciar a sua dependência.
Dessa forma, fumar narguilé expõe o usuário a níveis mais altos de substâncias cancerígenas e gases tóxicos, como o monóxido de carbono.
O carvão usado para queimar o tabaco elimina substâncias tóxicas como benzeno e alcatrão, o que eleva o grau de toxicidade da “shisha”. Portanto, mesmo que a pessoa utilize outras folhas ou ervas ao invés de tabaco, o narguilé continua a ser prejudicial para a saúde, pois não deixará de produzir fumaça e suas substâncias tóxicas.
Narguilé é mais prejudicial que cigarro?
O narguilé possui muitas das substâncias tóxicas do cigarro, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos, nicotina, formaldeído, entre outros, o que pode causar bronquite e diminuir a capacidade respiratória após um ano de uso.
Além disso, o tabaco do narguilé possui uma concentração muito maior de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão do que o cigarro.
Os malefícios do narguilé podem ser ainda maiores, uma vez que ao fumar narguilé a pessoa inala as toxinas do tabaco e as do carvão, que estão associadas ao desenvolvimento de câncer de pulmão e outras doenças.
Além dos malefícios causados pela fumaça do narguilé, ao compartilhar a “shisha”, aumentam as chances de transmissão de doenças como herpes, hepatite, tuberculose, entre outras doenças infectocontagiosas transmitidas através do contato com secreções de uma pessoa infectada.
Fumar narguilé eletrônico faz mal?
Existem raras evidências científicas sobre os malefícios do narguilé eletrônico. Quando não há nicotina, pode haver uma menor possibilidade de causar dependência.
Também não existe a queima do tabaco, que é um dos principais fatores prejudiciais do fumo devido à alta temperatura da fumaça e das substâncias tóxicas que ela contém.
Contudo, é preciso saber ao certo quais as substâncias que estão sendo inaladas no narguilé eletrônico. Muitos estudos recentes têm demonstrado os malefícios dos cigarros eletrônicos, pois além do risco do próprio fumo em si, esses cigarros podem causar outros danos para o corpo.
O que é narguilé?
O narguilé, também conhecido como shisha ou hookah, é um dispositivo usado para fumar tabaco. Nele, o tabaco é queimado, a fumaça produzida é resfriada pela água e depois é inalada pela pessoa através de uma mangueira.
O narguilé pode parecer inofensivo, mas, assim como o cigarro, causa dependência e o seu uso a longo prazo aumenta os riscos de câncer de pulmão, boca e bexiga, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6.000.000 de pessoas morrem todos os anos no mundo devido ao tabagismo. No Brasil, 75% das pessoas que fumam iniciam o hábito antes de completar 18 anos de idade.
Quanto mais a pessoa começar a fumar narguilé ou cigarro, maiores são as chances de desenvolver câncer e outras doenças crônicas e fatais.
O sabor adocicado e aromatizado do tabaco do narguilé, além do cheiro e gosto adocicado da fumaça, ajuda a explicar por que a “shisha” é tão consumida por jovens e adolescentes. São pessoas que provavelmente não fumam nem fumariam cigarro, mas devido a esses fatores “favoráveis”, acabam por fumar narguilé.
Já se sabe que adolescentes que fumam têm mais chances de se tornarem adultos fumantes. O uso precoce de narguilé pode ser o primeiro passo para iniciar o tabagismo e o consumo de outras drogas. Quanto mais cedo a pessoa começar a fumar, maiores são as chances do aparecimento de câncer e outras doenças crônicas, além de morte prematura.
Para maiores esclarecimentos sobre o uso de narguilé convencional ou eletrônico, fale com o/a seu/sua médico/a de família ou consulte o/a clínico/a geral ou pneumologista.