Dos 18 ônibus com ar-condicionado do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, 15 foram levados embora e colocados à venda. De acordo com o sócio da empresa Transbalan, Cézar Alamine, esses veículos pertencem as empresas Viação Cidade Verde e Vale do Iguaçu, que decidiram retirar esses ônibus da frota após o município se recusar a compensar as empresas.
Alamine explicou que a instalação de ar-condicionado não foi uma imposição da prefeitura, mas que as empresas do Consórcio Sorriso que fizessem, teriam uma compensação através de isenção no no Imposto Sobre Serviços (ISS).
“Eu entendo que a compensação é irregular. Eu digo isso porque toda a questão financeira que envolve o Consórcio Sorriso é tratada com fluxo de caixa e todo o benefício financeiro que tenha, teria que ser laçado no fluxo de caixa e daí apuraria qual o valor da tarifa em função desse benefício. O contrário também, se o Consórcio tivesse um custo como a instalação do ar-condicionado, a tarifa teria que subir”, explicou
Em um primeiro momento, a empresa Transbalan decidiu não instalar o ar nos ônibus de sua frota. Porém, por pressão das outras empresas do Consórcio, decidiu instalar o ar-condicionado em quatro ônibus da frota.
“A notícia que estamos tendo é que os ônibus com ar-condicionado estão sendo levados de Foz, por não estar havendo a compensação. O município se recusa a fazer a compensação do custo do ar alegando que o Consórcio não instalou a quantidade que deveria. Eu entendo que isso é totalmente incorreto por parte do município, porque se o Consórcio não instalou 100% do que a lei determinava, mas se instalou um certo percentual, nada mais justo que o o município compense, ou pague essa parte”, explicou Alamine.
As empresas vale do Iguaçu e Cidade Verde levaram os ônibus para Cascavel, onde estão à venda. A Transbalan, por uma empresa local, continua com a frota com ar-condicionado, mas não colocará em circulação.
“A Transbalan só não fez a mesma coisa porque não temos outra operação. Mas se pudesse já teria vendido”, disse o empresário.
Os ônibus com ar-condicionado começaram a circular em Foz do Iguaçu em setembro de 2019, após um acordo entre a prefeitura e as empresas do Consórcio Sorriso. O projeto isenta de imposto às empresas, de acordo com o número de ônibus climatizados.
Rádio Cultura