Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira 21 de junho de 2021, durante fiscalização da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, uma van com placas paraguaias foi abordada no posto de fiscalização de Santa Terezinha de Itaipu, dentro do veículo, o condutor, acompanhado de um padre.
Ao fiscalizarem o veículo, os fiscais da receita localizaram dois computadores avaliados em cerda de 15 mil reais cada. Os produtos, de origem estrangeira, não foram declarados na aduana da Ponte Internacional da Amizade, sendo assim, o imposto devido deixou de ser recolhido.
O padre informou que levaria os computadores para a cidade de São Paulo, que seriam para uso pessoal e da paróquia, a qual representa.
Como a abordagem aconteceu na Rodovia BR-277, já não foi possível fazer a regularização e pagamento do imposto devido. Os produtos foram apreendidos e destinado à Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu. O padre, motorista e a van, com placas paraguaias, foram liberados para seguir viagem.