O Palmeiras acertou a venda do lateral-esquerdo Luan Cândido para o RB Leipzig, da Alemanha. O garoto de 18 anos foi liberado para fazer exames médicos. Sendo aprovado, a transferência será oficializada e renderá ao todo R$ 43,1 milhões para o Alviverde.
A diretoria do Palmeiras, ainda que também veja grande potencial no garoto, entende ter motivos para fazer o negócio. O primeiro, financeiro: a quantia é considerada alta para um atleta sem minutos como profissional. Além disso, um dos pontos na negociação é manter um percentual numa negociação futura de Luan, podendo conseguir mais alguns milhões caso o garoto vá do Leipzig para uma outra equipe na Europa.
O Palmeiras, ainda que esteja equilibrado financeiramente, precisa melhorar o fluxo de caixa, especialmente por conta de dívidas trabalhistas de gestões antigas. Na previsão orçamentária de 2019, o clube espera arrecadar R$ 50 milhões em negociações de jogadores ao longo do ano. A possível saída de Deyverson para China iria até bater este valor, mas como o negócio melou, a transferência de Luan fará o Verdão se aproximar do número sem perder nenhum jogador do elenco profissional.
Quanto à utilização do garoto no elenco de cima, há a avaliação de que ele teria poucas oportunidades. Inicialmente lateral-esquerdo, Luan foi avançado para a ponta esquerda no ano passado, após a venda de Fernando. Nesta posição, Luiz Felipe Scolari tem Dudu e considera Zé Rafael, que tem atuado pouco, o reserva.
Campeão paulista sub-15 e sub-20, Luan ainda venceu a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes sub-17, além do Brasileiro sub-20.