A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 6ª Subdivisão Policial (SDP) de Foz do Iguaçu, deflagrou na madrugada desta quarta-feira (30/04) a operação “Elo Corrompido”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubos a compristas na região. A ação contou com o apoio da CAPE/SESP, da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM).
A operação é resultado de um levantamento realizado pela CAPE (Centro de Análise, Planejamento e Estatística) de Foz do Iguaçu, que apontou que 47% dos roubos de veículos na cidade visam a subtração de mercadorias transportadas em seu interior, e não dos veículos em si. Parte expressiva dessas ocorrências acontece em residências, muitas delas alugadas por aplicativos de hospedagem.
A partir dessas informações, as forças de segurança intensificaram as investigações e identificaram o modus operandi da quadrilha. Os criminosos monitoravam as vítimas, geralmente compristas que vinham à cidade para fazer compras, e, após levantar informações, invadiam os imóveis onde estavam hospedadas para subtrair produtos e, em alguns casos, também os veículos.
Cerca de 40 policiais participaram da ação, que cumpriu nove mandados judiciais: um de prisão, dois de busca e apreensão de menores e seis de busca e apreensão domiciliar.
A operação resultou na prisão de três pessoas — duas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, e uma por força de mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, após representação da autoridade policial. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos em flagrante e por cumprimento de mandado, por envolvimento direto nas ações criminosas.
Durante as diligências, foram apreendidas quatro armas de fogo (dois revólveres calibre .38, uma pistola calibre 9mm e uma espingarda calibre 12), além de drogas (cocaína, maconha e haxixe), 76 munições de diversos calibres, objetos oriundos de roubo, utensílios utilizados para o tráfico e práticas delitivas, um veículo Hyundai I30 e uma motocicleta Honda CG, ambos usados nos crimes.
As investigações seguem com o objetivo de identificar outros membros do grupo, localizar mais armas e recuperar veículos e objetos envolvidos nas ações criminosas.
Com esta operação, a PCPR reafirma seu compromisso no combate à criminalidade e na proteção dos turistas e compristas que visitam Foz do Iguaçu.
Assessoria da Policia Civil