Nesta quarta-feira (12/06), policiais civis da DISE/DEIC de Sorocaba e da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu/PR deflagraram a segunda fase da operação policial MONETANE. A ação, que combate o tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR.
Os investigados são suspeitos de fornecer a substância ilícita conhecida como “maconha” e suas variantes, como “dry” e “ice”, versões mais caras e potentes da droga, contendo maior concentração de THC (tetra-hidrocanabinol). As drogas eram enviadas por “mulas” de Foz do Iguaçu/PR para Sorocaba e região.
Na casa de um dos investigados em Medianeira/PR, a polícia apreendeu aproximadamente 168 porções de substâncias análogas a “ecstasy”, droga comumente vendida em festas e raves. As investigações, conduzidas pela DISE/DEIC de Sorocaba desde novembro de 2023, resultaram na identificação de diversos criminosos. Foram expedidos mandados de prisão temporária para cerca de quinze suspeitos e mais de trinta mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba/SP, Cerquilho/SP, Iporanga/SP, Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR.
As investigações revelaram um esquema complexo de tráfico de drogas envolvendo várias cidades dos estados de São Paulo e Paraná. O grupo criminoso, bem estruturado e composto por mais de quinze integrantes, gerenciava a logística, transporte, armazenamento e distribuição das drogas para microtraficantes e usuários em Sorocaba e região.
Durante as diligências, a polícia identificou quatro indivíduos responsáveis pelo transporte das drogas de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR para Sorocaba. Essas “mulas” realizaram mais de quinze viagens ilegais durante o período investigado, utilizando ônibus de passageiros para transportar as drogas.
Um homem de 60 anos foi preso em Foz do Iguaçu por mandado judicial e encaminhado à Cadeia Pública Laudemir Neves, onde aguardará transferência para Sorocaba.
Assessoria Polícia Civil