Mandados foram cumpridos em três cidades do Oeste do Paraná; grupo agia na BR-277 e mirava compradores vindos do Paraguai.
Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a “Operação Piratas da BR”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no roubo de mercadorias importadas durante o trajeto de retorno à região fronteiriça. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, no Oeste do Paraná.
A ação contou com a participação de cerca de 25 policiais federais e teve como base uma investigação iniciada em outubro de 2024, após uma tentativa de roubo flagrada por agentes da PF na BR-277. Na ocasião, houve troca de tiros entre os policiais e os criminosos. Um agente foi baleado no quadril, e um dos assaltantes morreu no local.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo agia de forma organizada: monitorava compradores que cruzavam a fronteira com mercadorias vindas do Paraguai e coletava informações com o apoio de colaboradores, conhecidos como “fiteiros”. Esses informantes — que poderiam ser funcionários de hotéis, guarda-volumes, estacionamentos ou atravessadores — repassavam dados sobre os produtos transportados, como valor, tipo e método de transporte.
Após identificar os alvos, os criminosos os seguiam até que entrassem na BR-277, onde um segundo grupo realizava o assalto em movimento. Durante as buscas, a PF apreendeu diversas mercadorias de origem estrangeira, um simulacro de arma de fogo e uniformes ostensivos da Polícia Civil na residência de um dos investigados.
O nome da operação faz alusão à prática de pirataria e à atuação dos criminosos na rodovia federal, caracterizando a ousadia e o modus operandi violento do grupo.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e coibir a prática desse tipo de crime na região de fronteira.
Comunicação Social da Polícia Federal – Foz do Iguaçu/PR