O governo federal irá lançar na próxima terça-feira (25) o Plano de Retomada da Economia. Segundo o R7, é o Pró-Brasil reformulado e a grande mudança é que dessa vez o plano trará:
- Renda Brasil: programa de ampliação do Bolsa Família e substituição do auxílio emergencial.
- medidas que garantam a manutenção do teto de gastos: chamada regulamentação dos gatilhos.
O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira (21) que o auxílio emergencial será prorrogado até dezembro, mas não adiantou qual seria o valor das futuras parcelas.
Big Bang Day
A equipe econômica do governo Bolsonaro está chamando o dia do lançamento de “Big Bang Day“, pois é uma grande aposta na retomada do crescimento no país.
Ainda conforme o R7, os últimos detalhes ainda não foram fechados, mas há expectativa que o plano contemple a reforma do Estado ou a reforma administrativa.
A definição da Carteira dos Projetos também ainda está aberta e pode trazer questões como:v
- reformulação do Minha Casa Minha Vida, que agora será chamado de Casa Verde Amarela. O novo modelo seria focado em financiamento para reformas e não para construção como era;
- a reforma tributária, já em tramitação no Congresso;
- mudanças no Pacto Federativo, que está parado no Congresso;
Outros projetos que já foram lançados pelo governo também estarão no pacote, como a Carteira Verde Amarela e acessão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e as mudanças dos marcos regulatórios, como do saneamento, cabotagem e nova lei do gás. Estas defendidas pelo ministro Paulo Guedes como essenciais para destravar a economia.
Leilões e privatizações
Os projetos que mexem na parte estrutural e de legislação tem o intuito de tornar o ambiente melhor para os negócios. Eles são considerados fundamentais para possibilitar a execução dos 160 leilões e privatizações previstas.
A expectativa é que o plano será capaz de atrair mais de R$ 1 trilhão de investimentos privados em 10 anos.
RICMAIS