Na tarde desta segunda-feira, 27 maio de 2019, policiais civis de Santa Terezinha de Itaipu, receberam uma denuncia que em uma chácara localizada na Estrada da Primeira Linha que da acesso a prainha de Santa Terezinha de Itaipu, avia um homem que capturava e vendia pássaros silvestres e muitos estavam maltratados.
Os policiais deslocaram até o local da denuncia e foi recebido pelo proprietário da chácara, de imediato os policiais já avistaram gaiolas penduradas com pássaros na casa, perguntado para o homem se tinha mais gaiolas com pássaros, o mesmo disse que não sabia informar, foi então que os policiais realizaram uma varredura no local e localizaram em um dos cômodos da casa diversas gaiolas uma em cima da outra com pássaros em péssimos estado de cuidados, tendo pássaros machucados, mutilados sem os olhos e gaiolas que demonstravam nunca serem limpas. No fundo da casa foram encontrados mais 50 gaiolas e alçapões vazios.
Sendo assim os Policiais Civis acionaram os Policiais da Força Verde para darem apoio já que se tratava de um crime ambiental, foi dado voz de prisão para o homem identificado sendo, Emir Roney Alberton, 56 anos de idade, que foi conduzido para a Delegacia, já os pássaros também foram encaminhados com todo cuidado com ajuda da Força Verde.
Foram apreendidos 74 gaiolas com os seguintes pássaros: 21 Sabia, 06 Pássaros Pretos, 02 Trinca Ferro, 01 Cardeal, 26 Canario Terra, 09 Merlo, 01 Sabia Preto, 01 Sabia Campo, 03 Azulão, 02 Bicudo, 02 Tiziu, 02 Tico Tico, 05 Colerinha, 02 Curio e 01 Colera Brejo.
Segundo as informações esta foi uma das maiores apreensão de pássaros silvestres no estado, Segundo a Força Verde a multa vai ser no valor de 170 mil reais.