Policiais do G.D.E. de Santa Terezinha de Itaipu, receberam uma denuncia através dos direitos humanos, que um casal de idosos estavam vivendo em situação desumanas em uma chácara localizada na área rural de Santa Terezinha de Itaipu e que se chama Chácara do Rio Bonito, de imediato os policiais começaram a investigar o caso e  deslocaram até o local da denúncia.

Chegando no local da denúncia os policiais avistaram uma residencia e bem nos fundos avistaram um galpão velho onde avia um casal de idosos, que foram identificados sendo a senhora, Oliva Correia de Souza, 81 anos de idade e o senhor Amadeu de Souza Machado, 83 anos de idade, os policiais perguntaram para o casal de idosos quem mora no galpão, eles disseram que só eles dois mesmos cerca 18 anos, em vistoria no galpão os policiais observaram que um comodo que serve de cozinha, banheiro, quarto e sala, sem nenhuma condições de uso, pois tinha roupa espalhadas por todo canto, lixo sobre e perto do fogão, bichos e insetos mexendo e andando nas panelas, sendo baratas e ratos sem contar que o galpão é cheio de pulgas, os policiais tiveram que ir para suas residencias tomarem banho, porque pegaram pulgas e não aguentavam mais as coceiras.

No período da tarde os policiais voltaram até o local e observaram que aviam cachorros e gatos infestados de pulgas, sendo assim os policiais convidou o casal de idosos para deslocarem até a Delegacia para serem ouvidos, foi localizado o filho do casal de idosos que foi identificado sendo, Damião Correia Machado, que foi encaminhado para a Delegacia para ser interrogado, para da continuidade a investigação os policiais também conduziram mais três filhos do casal e uma neta para serem ouvidos. O casal de idosos informaram aos policiais que a 20 anos atrás, eles vinheram morar na chácara e quando estavam a dois anos já morando na chácara seu filho Damião pediu para vim morar com eles, juntamente com esposa e sua filha, quando completaram dois meses que estavam morando na chácara, Damião colocou seus pais para mararem no galpão velho e caindo os pedaços, onde já se passaram 18 anos, os idosos disseram que não sabe porque seu filho fez isso se a casa era grande e daria para todos ficarem morando na casa.

Os idosos disseram também que seu filho Damião fica com boa parte de suas aposentadorias, toda semana pede 100, 50, 30 reais, para pagar a água, luz e abastecer o carro, os idosos vem pedindo nestes longos 18 anos, para voltarem a morarem na casa mais seu filho não atenderam o pedido de seus pais deixando os mesmos morando no galpão velho, onde é impossível viver. A senhora Oliva disse que um dia foi fazer o café e avistou um bicho próximo do fogão e que ela achava que era um sapo, com medo não colocou a mão, quando um dos seus filhos chegou para visita-los, viu e matou o bicho que não era um sapo e sim uma cobra “Jararaca”, a idosa disse que já caiu por duas vezes no banheiro e se machucou, porque tem um degrau muito alto entre o banheiro e o quarto.

A idosa disse que o casal tem 10 filhos, sendo 3 homens e 7 mulheres, e que precisam de mais atenção dos familiares, por serem muitos idosos e não tem mais forças, que alguns de seus filhos visitam eles entre 3 a 5 dias da semana.

Os policiais perguntaram para os outros filhos porque não denuncio seu irmão Damião, eles disseram que o mesmo ameaçava todos já que tem irmão que ele não gosta. 

Sendo assim os policiais deram voz de prisão para Damião, que vai responder pelos seguintes crimes, abandono de idoso ou não prover necessidades básicas, expor perigo a integridade saúde e física dos idosos, apropriar e desviar os bens dos idosos, todos os crimes relacionados a maus tratos dos idosos.

A investigação vai continuar em cima dos outros filhos, já que ninguém denunciou e nem vinham pelo menos para limpar o galpão onde seus pais moravam, o casal de idosos vão voltar a morar na sua residencia que tinha sido apropriada pelo seu “Filho”, e a policia vai acompanhar como os idosos estão sendo tratados, já que o local onde eles estavam morando já apresentava sinais que iria desabar a qualquer momento e poderia até matar o casal de idosos.

Parabéns aos policiais civis de Santa Terezinha de Itaipu, por investigar e salvar a vida desses idosos que muito fez para criar seus filhos e chegarem a esta idade ser maltratados dessa forma, mais agora o casal de idosos foram salvos pelos policiais do G.D.E. de Santa Terezinha de Itaipu e vão poder ter uma vida digna.

Os policiais civis alerta quem souber de alguém maltratando idosos ou outros crimes denuncie através do, 197, 181 ou 100, que todas as denuncias são checadas pelos policiais.

Fotos: Policia Civil

Veja o vídeo gravado da entrevistas dos idosos.

Fotos abaixo mostra o local onde os idosos estavam vivendo:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.