A população chamou nossa equipe de reportagem para reclamar do atendimento à saúde de Foz do Iguaçu, e a maioria das reclamações foi dos UPAS.
Segundo a reclamação da população o atendimento é péssimo e demorado demais, quando as pessoas chegam ao UPA demora em torno de 2 a 3 horas para que o médico as chame para serem avaliadas. Sem contar que maiorias das vezes as pessoas fiquem sentadas passando mal e esperando o atendimento e enquanto enfermeiras (o) ficam sentadas sem fazerem nada.
As pessoas disseram que não são todas as enfermeiras e médicos que atendem mal, mas são poucos que se escapam. O UPA Morumbi foi um dos que as pessoas mais reclamaram do mau atendimento e o mais demorado para serem atendidos. O segundo vem o UPA João Samek localizado no bairro Três Bandeiras.
Procuramos os responsáveis pelos UPAS e os mesmos informaram que o atendimento flui normal que a demora gira em torno de 30 a 40 minutos para que as pessoas possam ser atendidas.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck como esta as condições lá:
Por estes dia nossa equipe foi acionada pelos próprios funcionáriosdo Hospital Municipal informando que esta faltando muitas coisas para que possam dar o devido atendimento aos pacientes. Sem contar que o pagamento do 13º salário dos funcionários veio errado. Em nota a nossa equipe o hospital informou o seguinte:
” O setor do Departamento Pessoal da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu esclarece que, os colaboradores com questionamentos em relação ao 13º salário efetuado, estão sendo orientados a procurarem o setor do Departamento Pessoal , a fim de sanarem as dúvidas .Até este momento, não foi constatada nenhuma irregularidade pois o valor é calculado por sistema de parametrização.”
Já na falta de equipamentos e medicamentos dentro do Hospital Municipal foi informado que esta tudo dentro do protocolo.