_Unidade de atendimento especializado recebeu o nome do cirurgião vascular Dr. Godofredo Marques Neto, um dos grandes lutadores pela criação do espaço_
A Prefeitura de Foz do Iguaçu entregou nesta terça-feira (09) a nova sede do Ambulatório Municipal de Tratamento de Feridas e Atendimento Especializado Dr. Godofredo Marques Neto, no Campos do Iguaçu.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de servidores da saúde, vereadores, da comunidade local e familiares do médico, que atuou no ambulatório e foi um dos lutadores pela criação de uma sede própria.
O prefeito Chico Brasileiro disse que homenagear o Dr. Godofredo é uma forma de eternizar a memória de um profissional exemplar, que dedicou parte da sua vida ao SUS (Sistema Único de Saúde). “Eu era secretário de saúde quando o Dr. Godofredo era o único médico vascular que atuava no município e ,sempre que precisávamos, em todos os momentos, ele nunca se negou em atender as pessoas e dar o melhor atendimento possível”, contou.
“Esse reconhecimento é para eternizar uma pessoa que colaborou com o SUS e fez história na cidade. Quero agradecer muito a toda à família, porque ele foi uma pessoa que deixou marcas na nossa saúde, curou muitas pessoas e salvou muitas vidas. Todo nosso reconhecimento”, enfatizou Brasileiro.
A secretária de Saúde, Rose Meri da Rosa, lembrou da luta do médico pela criação de uma sede própria para o ambulatório de feridas, que já funcionou no antigo CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Paraná; no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira; e nos últimos três anos estava junto à Unidade de Saúde do Maracanã.
“Godofredo foi um dos grandes lutadores por este espaço e merece todo nosso reconhecimento. O ambulatório de feridas presta um importante serviço à população, dando mais qualidade de vida aos usuários”, disse.
*Atendimentos*
Vinculado à Diretoria de Assistência Especializada da Secretaria de Saúde, o Ambulatório e Feridas atende cerca de 400 pacientes por mês, especialmente idosos, pessoas com comorbidades, pessoas vítimas de queimaduras ou acidentes, além de pacientes acamados com lesões.
“Ter uma sede própria é uma grande conquista para as nossas equipes e usuários, que terão um espaço muito mais acolhedor”, destacou a diretora da pasta, Jassiara Morais.
Todos os atendimentos são referenciados via sistema, seja pelas unidades de saúde ou assistência especializada. Ou seja, o paciente precisa primeiro passar pela avaliação clínica para ser encaminhado ao ambulatório.
*Estrutura*
A nova unidade conta com sete salas, sendo quatro consultórios (dois para atendimentos dos enfermeiros, um consultório médico e um para equipe multiprofissional), além de almoxarifado, copa, depósito de materiais e espaço para limpeza de instrumentais utilizados em curativos. O ambulatório tem ainda rampas de acessibilidade, banheiros adaptados e acesso para ambulância e serviço de transporte social.
*Investimentos*
O prefeito também destacou a importância dos investimentos para a revitalização do prédio, que estava desativado. “Este espaço era a antiga unidade de saúde do Campos do Iguaçu e precisou de um grande investimento para a revitalização. Mas é um dinheiro bem investido, são recursos dos impostos do cidadão aplicados para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O ambulatório é um dos serviços mais importantes que temos na saúde”, afirmou. Os investimentos chegaram a R$ 450 mil, com recursos do município e apoio de emendas da Câmara de Vereadores.
*Homenagens*
A esposa, Ana Maria Maques, os filhos, netos e familiares do Dr. Godofredo acompanharam a cerimônia, que prestou homenagens ao cirurgião vascular, falecido em março de 2020. O médico iniciou sua atuação em Foz do Iguaçu em 1991, passando por importantes hospitais da cidade: Santa Casa Monsenhor Guilherme, Hospital Municipal Padre Germano Lauck, além dos hospitais da Unimed, Cataratas e Costa Cavalcanti e clínicas do município. Foram 42 anos dedicados aos cuidados e à cura de pessoas por meio da medicina.
*Presenças*
Também participaram da cerimônia de entrega da nova sede do ambulatório de feridas a primeira-dama do Município, Rosa Maria Jeronymo; secretários municipais; a diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos; a vereadora Anice Gazzaoui; e os vereadores Edivaldo Alcântara, Kalito Stoeckl, Ney Patrício e Rogério Quadros.
Assessoria