A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda vai analisar as imagens da invasão da torcida do Grêmio ao gramado da Arena ao final da derrota para o Palmeiras, mas tudo indica que o clube gaúcho não vai escapar de denúncia e de uma possível punição até com perda de mandos de campo.
Em contato com a reportagem do ge, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, disse que viu as imagens e que o caso se enquadra no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “invasão de campo”. O pena prevista é de multa de até R$ 100 mil e perda de mando de uma a dez partidas.
– A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade nos fatos. Nesse caso óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores – disse o procurador.
Ao final da partida, um grupo de torcedores do Grêmio invadiu o gramado, depredou a cabine do VAR e outros equipamentos de transmissão e por pouco não invadiu o túnel de acesso aos vestiários, onde estavam os jogadores. Há ainda relatos de agressões a fotógrafos e outros profissionais de imprensa.
Os vândalos também acessaram o estacionamento do estádio e houve novo confronto com a Brigada Militar. Após a confusão, vários torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Arena. Ainda não há informações sobre prisões.
O clube gaúcho ainda pode ser denunciado por outras infrações. O procurador do STJD diz que temas assim costumam ser julgados no decorrer do campeonato, mas caso isso não seja possível a pena pode ser cumprida no campeonato seguinte. Isso, claro, no caso de condenação.
Na vice-lanterna e na luta contra o rebaixamento, o Grêmio tem mais cinco jogos em casa até o fim do Brasileirão, contra Fluminense, Bragantino, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo.
Fonte: Ge