Professores da rede pública de ensino do Paraná decidiram neste sábado (12), em assembleia virtual, decretar uma greve diante da possibilidade de retorno às aulas presenciais no estado em 2020.
O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, explica que a paralisação será desencadeada caso o governo decida pelo retorno das aulas nas escolas em 2020. “A categoria está mobilizada e não aceitará qualquer imposição que coloque em risco à vida tanto dos estudantes e seus familiares, quanto dos profissionais que trabalham nas escolas”, disse.
Retorno às aulas no Paraná
Na última quinta-feira (10), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Paraná (MPPR) divulgaram uma nota conjunta se manifestando contra a volta às aulas no Paraná.
Os órgãos avaliam o retorno das atividades neste momento como “precipitado e de elevado risco”, apontando a necessidade de se aperfeiçoar o protocolo de retomada.
“As decisões do gestor público em relação à pandemia atual devem sempre estar baseadas em critérios técnico-científicos e jamais se divorciar dos princípios da prevenção e precaução”, diz o manifesto.
No estado, desde 20 de março, 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino estão longe das escolas por causa da pandemia do novo coronavírus.