No final da manhã desta terça-feira, 26 de outubro de 2021, a Operação AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), realizada em Foz do Iguaçu, realizaram o resgate de 15 mulheres em uma suposta clínica de reabilitação eque não tinha alvará para oferecer este tipo de tratamento. A suposta clinica fica na região de Três Lagoas.
Em uma entrevista com o coordenador Isaltino Santana, ele que coordena a operação da AIFU, o lugar foi fiscalizado após uma denúncia de que 15 mulheres estavam sendo vítimas de cárcere privado, maus-tratos e vivendo em condições precárias. Veja abaixo o que o coordenador Isaltino relatou na entrevista.
“Logo que chegamos aqui, no portão de entrada, uma menina saiu gritando por socorro, pedindo para tirar ela da quele local, porque a mesma estava ali sem vontade própria. Eles entraram no local, verificaram outras pessoas que também estavam aqui em tratamento e duas nos procuraram dizendo que estavam sendo torturadas e maltratadas, estavam aqui também, não por vontade própria, que trouxeram elas para cá e que não podem entrar em contato com a família. Estavam desesperadas dizendo para tirar elas dali, que estavam sendo maltratadas.”
O que chama atenção que a clinica e de recuperação e reabilitação de dependentes químicos, e na lixeira havia varias garrafas de cerveja, luvas cirúrgicas, mascaras e varias outros objetos.
Uma mulher que estava na “Clinica” como responsável foi encaminhada para a Delegacia da Policia Civil. As mulheres foram todas ouvidas pela policia, já a “Clinica” foi lacrada por não ter o alvará.