Na manhã desta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, no âmbito da operação ESCUDO, a Receita Federal do Brasil desarticulou um depósito de mercadorias em um estacionamento na Vila Portes, em Foz do Iguaçu.
Por volta das 09h, a equipe flagrou um movimento suspeito em um estacionamento próximo à Ponte Internacional da Amizade. Ao entrarem no estabelecimento, os servidores flagraram pessoas descarregando mercadorias de uma van e uma moto em um depósito que havia no local.
Foram apreendidos cerca de 60.000 óculos e 25 galões de azeite, ambos de origem estrangeira. Os responsáveis não apresentaram nenhuma documentação para comprovar a importação regular das mercadorias.
Além de poder causar danos à saúde, a comercialização de produtos contrafeitos desencadeia a prática de concorrência desleal, viola os direitos autorais e causa danos ao erário.
O segundo deposito foi em um estacionamento na Vila Portes, com 81 módulos de potência. Valor das mercadorias R$ 20 mil.
As mercadorias foram apreendidas. Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para Fins Penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
Receita Federal