Hoje, dia 29/12, durante a deslacração de um ônibus de turismo, foram localizadas várias caixas com medicamentos no bagageiro do veículo. O ônibus, com placas de São Paulo, foi retido no dia 21/10, em Santa Terezinha de Itaipu, quando voltava para sua cidade de origem.
Nos volumes havia Oximetolona, utilizada no tratamento de anemia, Endovena Fosfatidilcolina, utilizada para eliminação de gordura localizada, HCG 5000ui, estimulante de ovulação, e anabolizantes como Oxandrolona, Testosterona, Mesterolona, Testoland, Stanozolol e Metandrostenolona. Além dos medicamentos, também foram encontrados vários relógios, isqueiros e produtos de bazar.
As mercadorias foram apreendidas. Ninguém compareceu na Receita Federal para acompanhar a contabilização dos produtos, nem o proprietário do veículo. Não houve prisão em flagrante, porém serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público Federal para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal ressalta que importar medicamentos sem registro, quando exigível, no órgão de vigilância sanitária é crime com pena de reclusão, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, e multa.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Receita Federal