O Santos segue no aguardo de uma resposta de Luís Castro.
Internamente, a diretoria entende que o “prazo final” para um posicionamento do português acaba nesta terça-feira e, nos bastidores, já adota um tom pessimista. Ciente da possibilidade de uma recusa, o Peixe se movimenta no mercado e volta a acenar na direção de Renato Gaúcho.
Há uma proposta por escrito na mesa de Luís Castro. O Peixe oferece um salário que gira em torno de R$ 2 milhões pelo pacote de sua comissão técnica, além de independência para tomar decisões no departamento de futebol.
O clube da Vila Belmiro também se mostra disposto a montar um elenco competitivo para o ano que vem, quando voltará a disputar a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro. O grande objetivo da temporada será uma vaga na Copa Libertadores de 2026.
Por algum momento houve um otimismo entre os santistas. Afinal, o empresário António Teixeira – representante de Luís Castro – viajou de São Paulo a Santos no helicóptero que pertence à família do presidente Marcelo Teixeira para conhecer o CT Rei Pelé e a Vila Belmiro na semana passada.
Agora, no entanto, nem mesmo a boa relação e o contato diário com os portugueses afastam o clima de pessimismo pelo desfecho da “novela”. Há no Santos quem pense que, caso a resposta fosse positiva, Luís Castro já teria avisado o Peixe.
Oficialmente, a diretoria santista segue em espera. Plano A desde a demissão de Fábio Carille, o português é visto como alguém que poderia recolocar a equipe como protagonista.
Em meio à indefinição, a diretoria autorizou um intermediário a reabrir conversas com os representantes de Renato Gaúcho. O nome do treinador do Grêmio é visto com bons olhos por vários setores do clube, conhece bem o futebol brasileiro e tem um estilo de jogo que pode agradar a torcida.
No momento, não há uma proposta na mesa, porém o Peixe se alinha nos bastidores para fazer uma oferta ao gremista ainda nesta semana.
Outros nomes também estão sendo analisados, mas dependem exclusivamente do desfecho da negociação com Luís Castro.
GE