Com o propósito de agilizar o atendimento, a Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu disponibiliza canais digitais para os iguaçuenses sanarem dúvidas ou agendarem atendimentos presenciais referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2023.
Os boletos podem ser emitidos diretamente pelo site da Prefeitura: www5.pmfi.pr.gov.br. Na página inicial do site o contribuinte irá encontrar a aba “IPTU 2023”, basta clicar e digitar o número da inscrição imobiliária para conferir o valor do montante a ser pago. Caso o cidadão não saiba qual é a inscrição de do imóvel, basta entrar em contato com a secretaria para conseguir o número e emitir o boleto, sem precisar sair de casa.
Para evitar filas, o contato com a Secretaria da Fazenda também pode ser feito pelo Whatsapp, por meio de três números de telefone: (45) 98402-3239, (45) 99997-4847 e (45) 99997-4321. O atendimento ocorre das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.
Outras plataformas também estão disponíveis, como o aplicativo e-Ouve e os sites http://efoz.pmfi.pr.gov.br ou foz.pmfi.pr.gov.br/servico-92 , que encaminha o contribuinte diretamente para a aba de parcelamento.
Por meio das plataformas, os iguaçuenses podem emitir boletos, certidões e extratos, obter informações tributárias e orientações, explica a secretária da Fazenda, Salete Horst.
“Estamos trabalhando para que todos os cidadãos sejam bem atendidos. Os canais digitais contribuem para a diminuição das filas e permitem que os contribuintes tenham acesso a todas as informações referentes ao IPTU diretamente de suas residências. Contudo, caso seja necessário o atendimento presencial, indicamos o agendamento para facilitar todo o procedimento”, detalhou.
Boletos do IPTU 2023
O vencimento da primeira parcela é para o dia 30 de março. O pagamento pode ser realizado na modalidade de cota única com desconto de 10% ou parcelado em até nove vezes, caso o valor mínimo ultrapasse R$ 107,72.
O pagamento à vista do IPTU também dá direito a uma bonificação de 2,5% para o tributo do ano seguinte. O benefício pode chegar até a 15%, que se soma aos 10% de desconto do pagamento em cota única – podendo chegar a 25%.
O reajuste aplicado sobre o IPTU deste ano é de 5,9%, de acordo com a inflação acumulada de dezembro de 2021 a novembro de 2022, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A Secretaria de Fazenda estima a arrecadação de R$ 167 milhões com o pagamento do IPTU dos 129 mil imóveis cadastrados no município.
Assessoria