O tempo gelado deve durar por vários dias, assim como em julho de 2013, quando as temperaturas negativas provocaram geadas generalizadas em todo o estado por uma semana
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu um aviso meteorológico sobre a forte massa de ar polar que se aproxima do estado. De acordo com o órgão, entre a próxima terça (27) e o dia 2 de agosto todas as regiões irão enfrentar “alterações radicais” de temperatura com a chegada da nova onda de frio intenso.
“Teremos viradas bruscas das condições do tempo já de terça-feira em diante. Uma frente fria atinge o sul do país entre segunda e terça-feira, sendo que nas regiões paranaenses é esperada chuva em boa parte do estado na terça-feira. Mas o grande destaque da semana é a massa de ar polar que chega ao sul do país e provoca o declínio acentuado das temperaturas. É um frio rigoroso, frio de inverno assim como nós tivemos nessas duas últimas ondas de frio. A diferença é que essa próxima onda de frio é um pouco mais duradoura aqui no estado paranaense”,
explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Entre a quinta (29) e o dia 2 de agosto a massa de ar polar irá se estabelecer sobre o Paraná e pode causar geada em praticamente todo o estado. A previsão é dias gelados, mesmo durante as tardes com céu aberto. As temperaturas negativas (entre -1ºC e -5C) devem atingir todo o estado, principalmente, as regiões sul, sudeste, centro e Campos Gerais. Apesar disso, o frio rigoroso e temperaturas negativas também serão observadas na Região Metropolitana de Curitiba, em várias cidades do norte como Maringá, Londrina e Apucarana e oeste como Cascavel e Foz do Iguaçu. Do mesmo modo, o litoral paranaense pode marcar mínimas de 5ºC ou menos.
Em Curitiba, a previsão de dias mais frios fica entre quarta-feira (28) e 1º de agosto, com temperaturas próximas a 0ºC ou negativas.
Ainda conforme o Simepar, a onde de ar frio irá manter o tempo gelado por vários dias no Paraná, assim como em julho de 2013, quando as temperaturas negativas provocaram geadas generalizadas em todo o estado por uma semana.
Ricmais