A cidade de Cascavel está em estado de alerta com os casos de Streptococcus Pyogenes, uma das bactérias que mais acomete crianças, conhecida por causar infecções de pele e amigdalite. Ela também pode provocar infecções invasivas e doenças graves que podem levar a morte, em qualquer idade.
Em menos de três meses, foram registrados seis casos de doença invasiva causada por Streptococcus Pyogenes, cinco dos pacientes eram de Cascavel e um de Santa Tereza do Oeste.
Desde 13 de agosto, a bactéria acomete pessoas com idades entre 1 e 49 anos. A maioria das mortes ocorreu em crianças e adolescentes. Entre 5 e 14 anos, três pessoas perderam a vida, e duas pessoas de 20 a 49 anos também vieram a óbito.
Segundo Lísias Tomé, médico em Cascavel, sintomas como dor de garganta, febre e de lesão na pele devem ter maior atenção.
Com índice de letalidade acima de 80%, a vigilância epidemiológica emitiu um alerta para toda a rede hospitalar de Cascavel. O comunicado visa aumentar a percepção dos profissionais de saúde para o diagnóstico.
Catve