Transporte coletivo de Foz terá quatro ônibus articulados

No dia do aniversário dos 108 de Foz do Iguaçu 10 de junho, a cidade recebe três novos ônibus articulados para reforçar a frota e melhorar o transporte coletivo. Os veículos farão os itinerários das linhas 101, 102 e Interbairro, a partir de sexta-feira (10).

O primeiro ônibus articulado começou a operar em 15 de maio deste ano, em fase de testes. Como a proposta foi bem-sucedida, os três novos veículos foram adquiridos pela Viação Santa Clara, empresa responsável pela operação do transporte coletivo, a pedido do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans.

Os novos ônibus articulados, com capacidade de atender 160 passageiros, serão destinados às linhas 101, 102 e Interbairros, que possuem grande demanda. Com isso, os veículos que rodavam nestes itinerários irão reforçar quatro outras linhas (200, 315, 116 e 380) e vão permitir o retorno de duas linhas suprimidas durante a pandemia (255 e 360).

“Será uma importante mudança em benefício dos usuários do transporte coletivo. Temos acompanhado dia a dia a demanda, bem como todas as solicitações feitas por meio do aplicativo 156 Foz, para estudar e viabilizar melhorias no sistema”, afirma o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos.

Para o prefeito Chico Brasileiro, pouco a pouco a cidade vai transformar o transporte coletivo num sistema que atenda às necessidades dos moradores de todos os bairros. “É um processo que exige atenção constante e, principalmente, resolver os problemas que aparecem da forma mais rápida possível, o que o Foztrans vem fazendo”. Mas ressalva: “Não é do dia para a noite, mas de forma responsável, com base nos interesses da população e nos recursos de que dispomos, de forma que cada centavo investido reverta em melhorias”.

Aumento da frota

Em menos de três meses, desde o início da contratação emergencial da Viação Santa Clara, a frota de ônibus do transporte coletivo saiu de 66 ônibus e chega agora, com os três novos articulados, aos 93 veículos. “Essa frota já é muito maior do que a que estava operando no contrato anterior (entre 70 e 74 ônibus), que foi suspenso”, destaca Licério.

“Com isso já tivemos uma diminuição nos atrasos e também da lotação nos ônibus”, complementa o diretor superintendente. Ele informa ainda que outro importante avanço para o transporte coletivo está por vir: já estão sendo instalados GPS nos veículos, o que vai permitir o acompanhamento dos ônibus em tempo real.

“Nosso objetivo é que os usuários tenham acesso a essas informações para evitar que esperem muito tempo nos pontos ou no terminal”, afirma Licério.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.