Na manhã desta quinta-feira, 22 de abril de 2021, por volta das 09h20 minutos, os socorristas do Siate, apoio médico e ABTRs ( Auto Bomba Tanque de Resgate), foram acionados para deslocarem até a Rua Javaé, no centro de Foz, para atenderem uma solicitação de desabamento de uma laje. A informação inicial se tratava de 5 a 6 trabalhadores que estavam sob os escombros.
No local, foi constatado a ocorrência, onde três trabalhadores já se encontrava fora do soterramento, e duas pessoas ainda estava soterradas, rapidamente os socorristas e os bombeiros começaram a socorrer os trabalhadores. Um dos trabalhadores teve duas pernas quebradas, o outro escoriações, um corte na barriga e uma lesão na perna já o outro trabalhador teve uma fratura no braço esquerdo.
Dois trabalhadores foi encaminhado para o Hospital Municipal, por apresentar fratura, o outro trabalhador foi encaminhado para o UPA João Samek, apenas com ferimentos leves.
Durante as buscas as duas pessoas soterradas, os bombeiros e outros engenheiros que estiveram no local, observaram que se mexessem nas barras que segurava uma parte que não desabou, poderia correr o risco de um novo desabamento. Sendo assim foi necessário caminhões guindastes para realizarem o serviço, onde foi feito os procedimentos e não colocar a vida dos profissionais que ali estavam para retirar as vitimas dos escombros.
Após bastante trabalho por volta das 21h20 minutos, os bombeiros conseguiram localizar os corpos dos dois engenheiros que foram identificados sendo, Alisson Ernane Gomes, Engenheiro, 27 anos de idade e Luciano Henrique Alves Kleinschmitt, Engenheiro, 43 anos de idade.
Como cogitado que poderia ter uma terceira vitima sendo um eletricista que trabalhava na obra, pois seus colegas de trabalho afirmaram que no momento do desabamento ele estava junto com os dois engenheiros. Os bombeiros então já trabalhavam no intuito de localizar o terceiro trabalhador.
A terceira pessoa foi descartada da situação de vítima, quando os bombeiros conseguiram contato por telefone. Se trata de um eletricista, que após realizar o trabalho, foi para sua casa antes do desabamento.
A Criminalística o Instituto Médico Legal, estiveram no local realizaram todos os procedimentos. Os corpos dos engenheiros foram recolhidos e encaminhados para o IML, onde passará por exame de necropsia e em seguida liberado aos familiares para realizarem os procedimentos fúnebres.
Fotos: Vanderlei Marcolino e Kiko