A Unimed encaminhou uma nota à imprensa nesta terça-feira, 14, se posicionando sobre o caso do bebê que morreu em circunstâncias suspeitas após atendimento no hospital. Na nota, a operadora de planos de saúde nega que o bebê tenha saído vivo no carro da funerária, conforme foi divulgado na imprensa.
Segundo as informações, o bebê teria sido dado como morto no domingo, 12, pelo hospital e quando era encaminhado para a funerária, o bebê teria chorado dentro do veículo, sendo necessário o retorno ao hospital. Porém, a Unimed afirma que o bebê não saiu do hospital, a não ser quando foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva. A criança faleceu ontem, segunda-feira, 13.
“É importante ser frisado que os atendimentos prestados ao menor foram realizados no ambiente do hospital Unimed. Em momento algum o menor saiu do hospital a não ser quando foi encaminhado a unidade de terapia intensiva” ressalta a nota.
Confira a nota completa:
Diante da notícia sobre os fatos ocorridos no seu Hospital, na data de 12 de janeiro de 2020, a respeito do evento inusitado ocorrido, vem a público esclarecer que a situação é inédita em toda a história da Cooperativa Médica em Foz do Iguaçu e, por respeito a comunidade iguaçuense, informa que está envidando todos os esforços para o completo esclarecimento dos fatos, para que não sejam tomadas conclusões precipitadas nem julgamentos indevidos sobre qualquer profissional que tenha atuado no caso.
Mas desde logo é importante ser frisado que os atendimentos prestados ao menor foram realizados no ambiente do hospital Unimed. Em momento algum o menor saiu do hospital a não ser quando foi encaminhado a unidade de terapia intensiva.
Deve ser ressaltado também, que assim que forem efetivadas as apurações necessárias, serão noticiadas as conclusões tomadas.
A unidade reforça o seu compromisso de bem atender aos seus beneficiários e pacientes, ladeando neste momento de angústia, os familiares do menor para prestar todo o apoio ao seu alcance, bem como, se colocando a disposição dos órgãos competentes para as informações e esclarecimentos importantes, afim de que os fatos sejam completa e exaustivamente compreendidos e elucidados”.
A Polícia Civil também se manifestou por meio de nota nesta terça-feira, 14. Segundo a nota, a polícia está investigando a morte do bebê, como destaca:
Em relação ao caso do recém nascido encaminhado ao IML de Foz do Iguaçu na data de hoje (13/01/2020), após ser constatado seu óbito na unidade hospitalar, a autoridade policial iniciará os procedimentos instaurando inquérito policial, visando apurar as circunstância da causa morte do recém nascido, e que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. Neste primeiro momento não haverá coletiva a respeito desse caso.
Radio Cultura