A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a gripe esgotou em boa parte das unidades básicas de saúde nesta segunda-feira (3), dia em que a campanha foi aberta a toda a população. As unidades que ainda dispõem das doses nesta terça-feira (04) são: Maracanã, Vila Adriana, Centro Materno Infantil, Parque Presidente, Padre Monti, Portal Foz, Morumbi III, São João, Três Bandeiras, Sol de Maio e Vila Yolanda.
Ao todo, foram distribuídas quase 4 mil doses às unidades básicas de saúde para cobertura geral da população. As doses correspondiam ao residual da campanha de vacinação que contemplou os grupos prioritários, dentre eles, gestantes, puérperas, idosos e crianças.
A campanha deste ano superou as metas de 90% de cobertura vacinal, estipuladas pelo Ministério da Saúde, em alguns grupos prioritários tais como idosos (101%), professores (98%) e puérperas (99%).
Neste ano, dez mortes foram registradas em Foz do Iguaçu decorrentes da Influenza. Todas as vítimas possuíam comorbidades, ou seja, eram portadoras de doenças crônicas e integravam os grupos de risco. Apenas uma das pessoas havia sido vacinada.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância da vacinação de crianças, trabalhadores de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas, grupos com menor adesão à imunização neste ano.
Foram aplicadas 60.958 doses da vacina nos grupos prioritários.
A sala de vacina nas Unidades Básicas de Saúde funciona no período das 08h às 17h30 (nas UBS em período integral) e das 08h às 12h30 (nas UBS que funcionam em meio-período).
Comunicação da Prefeitura de Foz do Iguaçu