O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans – informou nesta quarta-feira (9) que todas as vans que procurarem a sede do órgão receberão autorização para atender as linhas do transporte coletivo no lugar dos ônibus Consórcio Sorriso.
A medida é temporária, tendo validade enquanto durar a greve de motoristas do transporte coletivo que reivindicam o recebimento de salários atrasados.
O diretor-superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, informou que as vans receberão as linhas correspondentes as do Consórcio e que será preciso pelo menos 50 desses veículos. “Toda a van que comparecer no Foztrans hoje receberá uma autorização para circulação por uma semana, podendo cobrar R$ 4 por passageiro”.
A van receberá uma autorização com o carimbo do Foztrans que deverá ser fixada ao vidro dianteiro. O serviços será similar ao já realizado pelo Consórcio, devendo atender as 42 linhas em todas as regiões da cidade.
“O Foztras cuida da questão administrativa, a questão dos trabalhadores é na justiça trabalhista. As empresas já se manifestaram informando que não há dinheiro para o pagamentos dos salários atrasados”, ressaltou.
Fernando Maraninchi informou ainda, que se as empresas interromperem a prestação de serviços do transporte coletivo, poderá ser feita uma contratação emergencial de empresas de turismo para atender à população.
Motoristas e cobradores manifestam no Terminal de Transporte Urbano, no centro, impedindo a entrada de vans e veículos alternativos. O Foztrans informou que eles poderão continuar no local, mas não poderão impedir a circulação das vans.
Rádio Cultura