O árbitro de vídeo (VAR) que atuou no jogo Vitória x Grêmio, na noite dessa terça-feira (27), em Salvador, bateu um recorde na temporada do futebol brasileiro. Paralisou a partida por oito minutos seguidos apenas para checar o lance do primeiro gol do time gaúcho, que venceu por 3 a 0 e abriu ampla vantagem para a segunda partida, dia 3 de agosto, em Porto Alegre.
Se esse tempo valesse como prova olímpica, o VAR em questão ganharia medalha de ouro com louvor. Na transmissão do SporTV, nem o comentarista de arbitragem, Paulo Cesar de Oliveira, conseguiu se lembrar de uma interrupção tão longa para verificar se uma jogada tinha ou não sido legal. “Nunca vi nada igual”, disse.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Ricardo fez o gol polêmico, o primeiro da partida. Para saber se ele estava impedido, o VAR pediu que o árbitro Flávio Rodrigues de Souza esperasse um pouco. Foram 480 segundos, ou seja, oito minutos, de aflição para os jogadores e torcedores dos dois times.
Aos 38 minutos, veio a confirmação do gol. Então, os gremistas comemoraram pela segunda vez e a etapa só foi encerrada aos 53. Marcio Henrique de Gois, o árbitro de vídeo, e sua equipe entravam assim para a história do VAR nacional.