Uma nova recomendação de usa de EPI’S em ambiente hospitalar, foi dada devido ao coronavírus comunitário que vem acontecendo em Foz do Iguaçu, os funcionários, enfermeiros e médicos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, receberam as recomendações que todos os colaboradores devem usar mascara durante o turno de trabalho.

Qual é a mascara mais eficiente a mascara cirúrgica ou a N95 ?

As recomendações do Ministério da Saúde brasileiro indicam que as máscaras n95 devem ser utilizadas apenas em procedimentos produtores de aerossóis. Em outros atendimentos, o padrão deve ser utilizar a máscara cirúrgica somada a outros equipamentos como luvas, gorros e aventais descartáveis.

A revisão apresentada por Oxford valida esse posicionamento. Segundo o estudo, a máscara n95 é altamente eficaz para proteger o profissional de saúde contra pequenas partículas transportadas pelo ar em procedimentos como a intubação. Porém, quando se trata de procedimentos não geradores de aerossóis, não há evidências de que esse tipo de máscara agregue valor à máscara cirúrgica padrão.

Eles se baseiam em uma análise recente realizada pela Cochrane Library chinesa que incluiu seis ensaios clínicos randomizados totalizando 9.171 pacientes infectados com doenças gripais e concluiu que não houve diferenças significativas no uso dos dois modelos de máscara na prevenção de infecções virais respiratórias semelhantes à influenza. A única mudança por eles aponta é que a máscara n95 parece proteger contra a colonização bacteriana.

máscara N95 é considerada semi-descartável por permitir o seu uso por mais de uma ocasião, mas deve ser individualizada. Pode ser guardada, para um próximo uso, em locais definidos pelo seu serviço/setor.

O ideal não é que cada dia os profissionais usam uma mascara nova, pois tem que ter cuidado de quem esta cuidado dos pacientes que apresentam o sintomas do COVID-19, já tivemos um caso aqui em Foz que um médico apresenta os sintomas do coronavírus e o mesmo esta em isolamento domiciliar.

Esta é a duvida não é melhor uma mascara nova todo dia do que usar a mesma mascara por 30 dias, vindo em conta que ela é semi-descativável, ainda mais os enfermeiros, médicos e outros funcionários do hospital que estão lidando com este vírus.

Veja as recomendações abaixo:

Recomendações de uso de EPI’S no HMPGL

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.