A Avenida Andradina é a primeira via a receber a implantação de meios-fios através da máquina extrusora, um equipamento moderno que passa a integrar o maquinário da Usina de Asfalto do município. Os trabalhos com a nova máquina começaram na tarde de ontem segunda-feira (27) e dão continuidade às obras de pavimentação da via. A máquina extrusora possui uma capacidade de produção de 100 metros de meio fio por hora.
“É uma ação importante, pois é um equipamento que o município nunca teve. Até agora, o serviço sempre tinha que ser contratado, passando por todo um processo burocrático. Um maquinário próprio garante agilidade e economia para o município”, disse o secretário de obras, César Furlan.
A mais recente novidade do setor de obras une velocidade de construção com qualidade, gerando uma economia de quase 40% aos cofres do município. O material é projetado linearmente sob o solo.
“A vantagem deste equipamento moderno é a velocidade e a qualidade do material. O acabamento é independente de mão de obra, e a massa sai uniforme sobre o asfalto. Ter um maquinário próprio do município reduz os custos drasticamente, em torno de 40% a 50%”, explicou o diretor de serviços de manutenção da Secretaria Municipal de Obras, José Carlessi.
Investimento
A capacidade de produção do equipamento demonstra a relação de custo e benefício para o município. A máquina custou aproximadamente R$ 25 mil e foi adquirida com recursos próprios. Com o novo equipamento, a prefeitura pretende construir de 4 a 5 mil metros de meio-fio por mês. O cronograma de obras que teve início na Avenida Andradina vai prosseguir para vários pontos da cidade, conforme as demandas mais urgentes.
Segundo Carlessi, a demanda é bastante grande em virtude do investimento em obras de pavimentação e regularização de terrenos na cidade. “Com a implantação de vários serviços como a recuperação de bocas de lobo e os investimentos na infraestrutura da cidade, a demanda por meios-fios é grande. Além disso, muitas avenidas nunca tiveram manutenção ou recuperação dos meios-fios”, explicou.
Usina de Asfalto
Como o novo equipamento, a Usina de Asfalto reforça o parque de máquinas da prefeitura que está operando uma das maiores transformações na infraestrutura da cidade. Mais de 200 ruas já foram pavimentadas. As estradas rurais também já começaram a receber as melhorias. Com apoio da Itaipu Binacional, o município está investimento mais de R$10 milhões na aquisição do maquinário da Usina, que atualmente conta com caminhão com tração 6×4 equipado com caçamba distribuidora de agregados e tanque de emulsão, Vibro acabadora de asfalto, Retroescavadeira, pá carregadeira, mini carregadeira, caminhão tanque espageador e tanque estacionário para armazenamento de emulsão asfáltica.
Fonte e Foto: Comunicação Prefeitura de Foz